quarta-feira

BUXINHO






















O buxo ou buxinho é uma planta da família buxaceae, lenhosa, em geral arbustiva, com folhas inteiras e perenes, freqüentemente opostas, sem estípulas. As flores são de sexos separados e raramente estão em plantas diferentes, sendo monoclamídeas, com 4 tépalas, 4 estames epissépalos. O fruto é capsular, apresentando sementes com carúncula.
É espécie originária do Velho Mundo, sendo muito cultivada para jardinagem, onde se utiliza para topiaria, o que quase sempre lhe impede de florescer, pela poda freqüente.
Cuidados: Manter sempre podada e regar duas vezes na semana.

50 comentários:

  1. Olá1
    Fiz um pequeno jardim na minha casa plantei dois buchinhos depois forreia terra com manta e depois cobri com pedras brancas, agora percebi que as folhas deles estão secando o que posso fazer para que eles não morram?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de dicas de como cultivar e manter o buchinho sempre bonito!!!!

    ResponderExcluir
  3. Por favor, a sra. possui e-mail para contato ?

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Tenho um problema igual ao da Márcia. O que fazer?

    Helvio
    atomage@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho um problema igaul aos demais em relação a essas plantas poderia me auxiliar?

    gisele.fs@hotmail.com

    Gisele

    ResponderExcluir
  6. Tenho um pé de buxinho plantado em um jarro grande, porém com todo cuidado que dedico ele está secando, por favor me ajude a salvá-lo. Muito obrigado.
    Marcia ires

    ResponderExcluir
  7. olá, estou com 2 buxinho estava plantado no jardim, e a parte que estava perto da parede secou, vou tirar e plantar no vaso. como devo cuidar.
    obrigado

    ResponderExcluir
  8. tenho um kaizuka e ele esta secando o que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  9. Olá! Amei seu blog, bacana mesmo!
    teria como me dar dicas de como eu cultivar o buxinho? Pois estou super a fim de fazer um jardim de inverno com pedrinhas de dolomita mas tenho medo de não dar certo por não saber cuidar... Agradeço desde já! Bjos

    ResponderExcluir
  10. oi tenho uma sacada q pega muito sol, alias pega sol o dia todo, gostaria de saber se o buxinho é uma boa planta pra colocar, e se consigo mante-lo pequeno, nao entendo muito de plantas, rs me responda se possivel por email. alessandramorais2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Tambem tenho um buxinho em um vaso na area da frente e esta secando me ajudem o que posso fazer?

    gerusa_inacio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Hem tenho buxinho plantado no meu jardim e as folhas deles estão secando o que posso fazer para que eles não morram?

    lindinha_bk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. oi gostaria de ajuda pois plantei buxinho no meu jardim e as folhas estão todas secando por favor mim ajude email suraniacardoso@ig.com.br

    ResponderExcluir
  14. Tambem tenho um buxinho em um vaso na area da frente e esta secando me ajudem o que posso fazer?

    chika@ig.com.br

    ResponderExcluir
  15. gostaria da saber como fazer mudas em quantidade para futuramente vender...tenho terreno....carladums@qualipor.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber como cuidar de um buxinho pois o meu está secando e não sei como recuperá-lo, me ajude? Obrigado Giovanna

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal, o buxinho precisa de muito sol, não podendo ser plantado perto de muros ou lugares que nao bata sol nele por inteiro, por isso ele seca e fica feio onde nao bate sol, rega-lo duas vezes por semana!!! Bjus.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia estou com o mesmo problemas dos demais.
    Já é o segundo bichinho que tenho e eles secam caem as folhas, o que devo fazer.
    Contato
    wollgrand@globo.com

    ResponderExcluir
  19. Prezado (a) (s) venho por meio deste buscar alguma dica de como cuidar do buxinho. Acontece que adquiri a planta a pouco tempo e, na verdade, não sei como trata-lá de forma que permaneça saudável e bonita.
    Desde já, agradeço a atenciosidade e prestatividade!

    thiago.chacal@oi.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!! Eu tenho um buchinho e suas folhas estão secas, como faço para salvá-lo?! Eu moro em apartamento (10º andar) e ele fica na sacada onde bate sol e também venta.
    Obrigada!!!
    vivi.mansano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Meu buxinho está secando, as folhas estão caindo, devo colocá-lo no sol? o que devo fazer ele esta morrendo... por favor!! me ajudem.

    gladyserruas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde,(1) tenho em minha casa três vasos com buxinhos, num deles o buxinho parece ter secado, mas o galhinho ainda parece estar verde quando quebrado. O que posso fazer para salvá-lo? (2)Na calçada da rua plantei buxinho de duas bolas (são lindas) mas o cachorro da vizinha andou fazendo xixi neles e na parte de baixo as folhas secaram, como faço para recuperá-lo? Meu e-mail é roepu@hotmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, Tenho um vaso com um Buxinho em meu Apartamento, rego 2 x na semana e ele pega sol somente na parte da tarde. Mas as folhas dele estão secas e caindo, reparei também alguns bichinhos brancos na terra.

    O que faço para recuperá-lo?

    Obrigado pela ajuda...

    Gustavo Miranda.
    gustavolm81@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, plantei 10 bchinhos em um canteiro no chão, com terra bem adubada, mas eles estão secando. Eles estavam na sombra, todos juntos antes de serem plantados, e o canteiro onde estão é no sol. Rego todos os dias à tardinha. O que devo fazer para que eles recuperem, devo cortar as folhas secas?
    angelica3009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. eu tambem estou com mesmo problema gostaria de ajuda.....meu email e elzacampos_10@hotmail.com
    atenciosamente meus agradecimentos.

    Elza campos

    ResponderExcluir
  26. Tenho buxinho em vaso no jardim de inverno, esta chuvendo muito e ele esta morrendo. O que fazer.

    ResponderExcluir
  27. Olá tenho um buchinho é a segunda vez que ele morre, tá todo seco. Não sei mais o que fazer, por favor me oriente.
    Meu email é renatarocha@medicalbook.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá, adorei seu blog. Estou com 2 buxinhos q ficavam na jardineira da sacada (em vasos) onde estavam sob o sol da manhã... agora tive q colocá-los na parte de dentro da sacada onde faz muita sombra e a luminosidade é indireta. Será q eles podem se adaptar ou sem chances??? Meu e-mail é giuliannaborges@gmail.com.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Ola tambem estou na mesma situação , meus buxinhos estão secando poderiam me ajudar???

    rosanaguedes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá, tenho quatro buchinhos e estão com uma especie de fuligem, por favor quero saber como devo combater esta praga.
    Meu e-mail é: veroni_rs@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  31. Olá, plantei um buchinho e um pinheiro em meu jardim, depois coloquei grama esmeralda e percebi que eles estão secando....por favor gostaria de saber como salvá-los.Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Olá, plantei um buchinho e um pinheiro em meu jardim, depois coloquei grama esmeralda e percebi que eles estão secando....por favor gostaria de saber como salvá-los.Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Olá, tenho 6 buchinhos plantados no jardim. As folhas de 2 deles es secaram. Aparentemente são fungos. Gostaria de saber o devo fazer? E o que fazer p que os outros que estão saudáveis não sequem também.
    Meu e-mail é: alebnobrega@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  34. Olá. Preciso uma dica pra cuidar do meu buxinho. Me ajudem! Já é o segundo que compro e as folhas já estão começando a secar. Desde já agradeço!
    Meu email é: drikafagc@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá.Preciso de ajuda urgente .Tenho um buxinho em casa plantado em vaso de cimento que pega sol todos os dias por pelo menos 2 horas seguidas está na entrada da minha casa em lugar claro e arejado.Mas de uns tempos pra cá ele começou a secar.Rego pelo menos 3 vezes na semana sempre a tardinha.Por favor me ajude pois já não sei o que fazer.Agradeço desde já.Meu email é fernanda_au@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. tenho 2 buxinhos, 1 ja secou totalmente,do lado de fora de casa, na calçada irrigo pelo menos uma vez por semana, tehno mais 2 dentro de casa no jardim de inverno este estão verdinhos, será que pode ser xixi de cachorro que passa pela calçada, pois o quemais tem perto de casa, principalmente quando tem uma cadelinha no cio, RSRS, o que fazer para o outro que colocar para substituir não secar novamente.

    ResponderExcluir
  37. meu emai marcelotobiano@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. olá! tenho uma media de 20 buxinhos plantados em vasos normais em minha casa, uso eles para decoraçao, e estou notando q em todos está secando um galho aqui e outro lá, sempre quando vejo eu corto esses galhos secos, gostaria de saber o q devo fazer e se tenho q usar algum tipo de produto especifico??
    vii-aires1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Do jeito q comprei no mercado elas estão
    em um vaso de plastico, coloquei humo de minhoca
    e rego algumas vezes na semana só que as 2 q comprei
    3 semanas antes das demais estão secando o que faço
    pra q não morram?

    ResponderExcluir
  40. estou com o mesmo problema das demais pessoas meu buxinhos está com alguns galhos secos eles ficam no sol o que fazer p que eles voltem a ficar bonitos e cheinhos.?
    cecilia_deus.comigo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá, comprei alguns buchinhos para o meu jardim e estão bonitos com exceçao de um em forma de espiral que está com as folhas amareladas, o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  42. tenho um buchim esta na varanda,esta todo seco. Como faço para não perde-lo.
    obs: esta plantado no vaso

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde. Caso possa me ajudar, eu gostaria de saber como fazer mudas de buxinho e quanto tempo levam para crescer. julianoeleuterio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  44. Olá1
    Plantei um buchinho no vaso depois depois cobri com pedras brancas, agora percebi que as folhas deles estão secando o que posso fazer para que eles não morram? Obrigada
    elizandracrist@hotmai.com

    ResponderExcluir
  45. Estou com problema com o Buxinho, ele está ficando ressecado somente na parte de cima. Peço ajuda, o que fazer????

    enf.danielpires@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Olá estou precisando de ajuda meu buxinho está secando as folhas por baixo, o que devo fazer.

    Allcenyr@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  47. Meu buxinho era lindo até eu troca-lo de vaso.A plantinha que era linda começou a ficar feia e está quase toda seca.O que devo fazer?

    Grata,
    Daniele Pitanga

    danielepitangaoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Como faço para tirar mudas do buxinho, quem souber me fale por favor. Obrigado ! marcofrucri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Tenho três buxinhos no meu jardim que não bate sol,portanto boa parte deles estão secando.O que eu faço?Ou qual planta que posso trocar por eles ,que gosta de sombra? Obrigado.
    michelliferreira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir